sábado, 25 de dezembro de 2010

FELIZ em 2011

Amor em 2011prá mim e prá todas as pessoas é o que desejo,
o amor transforma, propicia e evolui. E nossa sociedade precisa evoluir em diversos aspectos.
Desejo saber sempre mais, aprender, ouvir, refletir.

Desejo as delícias da vida

As verdadeiras companhias


Minhas velhas manias.


Desejo ampliar meus negócios profissionais.
Profetizar menor, profissionalizar mais.

Desejo o que posso pegar


o que faz bem pro olhar


o que me faz singular.
Desejo mais vida e menos mortes
Desejo uma vista pro mar e sempre ter a quem amar!!!!

Novo ano que se aproxima, muitas coisas tenho a realizar prá alcançar meus desejos. Não basta só esperar, viver de esperança, porque boa parte de nossos dramas existenciais e da conquista de bem-estar psicológico podem ser relacionados ao modo como lidamos com nossos desejos.
O foco deve ser mantido no modo como desejamos. Não se trata, em termos absolutos, de haver desejo ou não. Pois o desejo é o motor. É ele, de certo modo, quem nos mantém vivos. Sem desejo não há ação. Segundo Luc Ferry (2007), a sabedoria antiga, por meio da escola estóica, nos ensina muito acerca da temperança e da resignação: desejar somente aquilo que dependa diretamente de nós; jamais despender energia e esforços para com o que é improvável; e, no eixo do tempo, não lamentar passado nem esperar nada do futuro. Ao invés de esperar, agir, e no agora. Há um foco na ação e no presente.
É desejar o que já se tem. É desfrutar de tudo aquilo que já possuímos. É dar valor ao que temos. Eis a gratidão, como uma virtude, e sua importância. Sinto da seguinte maneira: não é necessário abandonar nossos sonhos. Mas é muito pouco saudável viver somente em função deles, sacrificar nossas possibilidades de fruição e prazer imediatos em prol de castelos no ar.
Segundo Comte-Sponville, em seu belo ensaio “A felicidade, desesperadamente” (2005, p. 60), pode-se desejar o que depende de nós (vontade) e o que não, de nós (esperança). Diz que toda esperança é um desejo, mas que nem todo desejo é uma esperança. Pois é possível desejar o que já possuímos, o que é imediatamente possível. E isto seria o que ele chama de “felicidade em ato”. Mais bem-estar significa mais felicidade em ato e menos felicidade em potência no balanço de nossa vida. É fazer o que se tem vontade, o que se gosta, aqui e agora.
Muitos sonhadores deixam de viver, para viver sonhando. Como se pudéssemos viajar sem percorrer qualquer caminho.

Referências

Comte-Sponville, A. (2004). Dicionário Filosófico. São Paulo: Martins Fontes.

(2005). A felicidade, desesperadamente. São Paulo: Martins Fontes.

Ferry, L. (2007). Aprender a viver. São Paulo: Objetiva.

FELIZ 2011 prá mim, prá Deus e todo mundo!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário