sábado, 24 de setembro de 2011

AutonoMIA

A Gestalt-terapia surge em nosso século, na década de 50, nos EUA, como uma nova abordagem psicoterapêutica.
A origem do seu nome ("Gestalt") é proveniente da Psicologia da Gestalt, que pesquisa as formas de percepção do mundo, a maneira como vemos as coisas (a percepção visual) . A palavra "Gestalt" não tem tradução literal para nossa língua, mas possui um significado de "forma", de "partes que se somam formando um todo". Deste princípio ( ver as coisas como um todo, holisticamente), e considerando ainda importantes contribuições filosóficas,surge um ímpeto transformador em psicoterapia.
Assim, com a base empírica da Psicologia da Gestalt (Köhler, 1980), com as reflexões da filosofia existencialista, com a base biológica da Teoria Organísmica e com o equilíbrio da filosofia Zen-Budista (entre outras importantes influências), a Gestalt-terapia unificou em seu corpo prático e teórico aquilo que o ser humano mais precisa : ser visto e tratado como um ser humano, e não como um objeto de estudo ou de especulações teóricas (Fagan e Shepherd, 1980).
Na psicoterapia de abordagem gestáltica, a meta é que a pessoa venha a conseguir reequilibrar sua própria vida, tomando suas próprias decisões e efetuando escolhas que atendam as suas reais necessidades. Logo, partimos do princípio que em cada pessoa há as condições necessárias para alcançar o melhor aproveitamento de sua vida. Terapeuta e cliente, então, investigarão juntos como este próprio sabota sua felicidade, sua saúde ou seu processo de conscientização.
Para isso, a Gestalt-terapia trabalha a partir do presente, do momento em que as dificuldades da pessoa emergem e, ampliando sua consciência, ir permitindo novos olhares, novas formas de ver a si própria hoje e ontem, assumindo o ser humano que é e responsabilizando-se pelas escolhas que estará habilitado a passar a fazer.
Gestalt-terapia é uma abordagem que visa a autonomia (e não a eterna dependência da pessoa a um terapeuta), que visa o contato humano real (e não contatos frios mediados por intelectualizações inapropriadas), que visa olhar a saúde integral (e não o distúrbio psicológico específico que minimiza o potencial humano): tudo o que você pode ser, se permitir.
Esta escola teve como principais expoentes Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka. Posteriormente, Kurt Lewin elaboraria uma teoria da personalidade com base na compreensão gestáltica da totalidade significativa, onde se estipula que o comportamento do indivíduo é a resultante da configuração de elementos internos num "espaço vital", que é a totalidade da experiência vivencial do indivíduo num dado momento ( ou seja, todo o conjunto de experiências que se faz sentir num dado momento, de acordo com a percepção/interpretação do indivíduo ).
Já o psicoterapeuta Frederick S. Perls desenvolveria uma corrente de psicoterapia baseada nos fundamentos da escola da gestalt, pondo em prática uma ação terapêutica voltada aos padrões vivenciais significativos do indivíduo. Esta corrente é conhecida como Gestalt-Terapia.
Compreenda:Há vida em todas as coisas.


Compreenda:Você não é aquilo que ensinaram a você.


Permita à consciência unir-se com você.

"O todo é uma realidade diferente da soma das suas partes".


WERTHEIMER, Michael - PEQUENA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA , São Paulo: Cia Editora Nacional.


PERLS, Frederick - GESTALT TERAPIA EXPLICADA , 7a.edição, São Paulo: Summus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário