segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Neutralidade
























Psicologia e Neutralidade


A idéia de neutralidade não é estranha ao pensamento científico. Aliás, metodologia é artifício controlador da subjetividade na busca de resultados científicos neutros.É com o propósito de neutralidade que se faz ciência.

A Psicologia é uma ciência neutra, disto não restam dúvidas, que produz suas teorias, conhecimentos a cerca do homem, explicação da personalidade, das condições do desenvolvimento, métodos psicoterápicos e toda uma gama de intervenções psicopedagógicas visando à otimização da existência do ser no mundo.

A Ciência Psicológica é neutra, mas o Cientista Psicólogo não!

Primeiramente ele faz uma opção metodológica, escolhe uma teoria, um modo característico de explicar o mundo, diferentemente de tantos outros. E isto não é neutralidade.Mais à frente e, em função da maneira peculiar de perceber o mundo, abraça valores, trejeitos éticos de relacionar com os outros seres do universo e com a natureza, que é particularmente próprio e partilhado, mas de maneira alguma imparcial.
Não é insensível ao seu cliente, não é neutro, a neutralidade do Psicólogo se traduz pela AUSÊNCIA DE AMBIGÜIDADE, atitude imprescindível para o cliente retomar a independência e autonomia e fazer frente aos verdadeiros motivadores do sofrimento emocional.

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/
Postado por Silvia Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário