domingo, 18 de julho de 2010

Explosão de cores





















Lee (1988) desenvolveu uma teoria denominada As Cores do Amor, em que tenta explicar o amor através de uma analogia com as cores.

Parte do pressuposto de que, assim como nas cores, no amor também encontramos diversas variações, ou love-styles, deslocando o foco da questão do quanto duas pessoas se amam para quais cores do amor produzem uma boa combinação.

Assim, o autor define três estilos primários de amor, quais sejam: eros, baseado no amor erótico, que geralmente inicia com uma grande atração física, em que os sujeitos se guiam por um tipo de pessoa ideal, abrindo-se mutuamente para o conhecimento; storge, ou amor companheiro, em que a afeição e o compromisso se desenvolvem gradativamente, não possuindo o sujeito um tipo ideal, mas procurando conhecer outras pessoas que apreciem as mesmas atividades de seu interesse e com as quais pode se unir e ludus, em que o sujeito não possui qualquer tipo ideal, estando voltado para o prazer, o jogo sem compromisso. Dessa maneira, como a preferência pelas cores, o estilo de amor de uma pessoa pode variar durante a vida e de uma relação para outra.

Que tipo de relação buscamos quando conhecemos alguém? De que forma encaramos nossos relacionamentos? Quais são as cores que gostamos de usar normalmente? E quais gostamos quando estamos in love?

É muito interessante (pelo menos pra mim) observar esses fatos indícios e perceber não as manifestações explícitas das pessoas ao gostarem umas das outras, mas também, que cores elas passam a usar com mais frequência, se o casal começa a sincronizar e usar as mesmas cores, ou passam a usar cores opostas. Essas manifestações podem dizer muito mais sobre as pessoas do que aquilo que elas tem para falar.

Que cor escolhemos para usar hoje? Será que ela está representando o meu astral, os meus sentimentos para com os outros e com o mundo?

Podemos nos conhecer melhor através das cores que gostamos, que costumamos trazer para a nossa vida, basta abrir a percepção para isso e deixar que elas falem por si .
Lee, John Alan. (1988) Love - Styles. In: Sternberg, Robert J.; Barnes, Michael L. (orgs). The Psychology of Love. New Haven: Yale University.



Postado por Silvia Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário