segunda-feira, 26 de julho de 2010

Preto no Branco


















A combinação de preto e branco é um clássico, muito usada na moda e decor, mas também pode trazer inúmeros significados para as nossas vidas.
Existe uma contrariedade na questão da ausência ou presença das cores no preto e no branco. Falando de luz natural, a cor branca é aquela que possui todas as outras, podemos dizer então que é a mais completa já que aqui o preto é a ausência de cor, ausência de luz. No entanto entre os pigmentos, mais especificamente na indústria gráfica, o preto é a cor formada por todas as outras juntas, realmente a mais completa, quando o branco é a ausência de cor, ausência de pigmento.
Para a Psicologia, o preto é a cor que expressa a ausência de consciência, o aprofundamento na obscuridade. Já no senso comum, existe a crença popular na superstição do gato preto associado com falta de sorte.
A cor preta é vista como um símbolo de negação da vaidade material, talvez esse seja um dos motivos pelos quais os sacerdotes católicos tenham usado essa cor em suas batinas por longo tempo. E também usada para representar o período de luto e a promessa da futura ressureicao.
Falando-se do branco, devemos nos lembrar de que o símbolo representante do Espírito Santo é a pomba branca. E em algumas culturas, essa cor é vista como a representação da inocência privada de influências, é a meta final do homem durante o processo de purificação.
Mas o branco também pode ser visto com negatividade, como a palidez da morte. No Oriente é a cor da velhice, do outono.
Preto e Branco, além de elegantes, estão associados ao Yin e Yang, antiga representação chinesa do dualismo. O Yin é o feminino, o Norte, o frio, a doçura, a terra, a passividade, a umidade, a escuridão, o preto; o Yang é o masculino, o Sul, o calor, a dureza, o céu, a atividade, a secura, a luz, o branco.
A forma como estão representados mostra claramente, numa cultura tão antiga e sábia, a necessidade de integração das duas forças, Yin atrai Yang que atrai Yin e assim infinitamente. Não há conflito ou disputa entre preto e branco, feminino e masculino, mas sim a complementação de um pelo outro.
Esse antigo símbolo mostra que: um só faz sentido ao lado do outro, um só existe porque o outro também existe.
É a beleza dos diferentes. O grande presente!!!
Portanto abuse dessas cores que estão juntas na moda e no bom senso.



Fontes: Dicionário Ilustrado de Símbolos - Hans Biedermann/Editora Melhoramentos
The Psychology of Love. New Haven: Yale University.

Postado por Silvia Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário