terça-feira, 16 de novembro de 2010

Beleza brasileira









Zanini de Zanine filho de José Zanine Caldas, grande paisagista, maquetista, escultor, moveleiro e arquiteto auto-didata, não herdou só o nome do pai, como também o talento e, de acordo com ele mesmo, a inquietação, que vira a vontade de inovar no design.
Ele, sendo um garoto de praia como um bom carioca, começou apenas transformando restos de pranchas de surf em banquinhos e não parou por aí, entrou na faculdade de Desenho Industria e seu primeiro estágio foi com um peixe grande, o mestre Sérgio Rodrigues, amigo e parceiro de Zanini Pai, só que isso nada teve a ver com esse estágio porque o cara mostrou no talento o que valia.
Criatividade, originalidade, DNA puramente brasileiro e nosso sentimento de inventar e reinventar, de tirar do lixo coisas novas foi a maneira de Zanini trabalhar. Dos tubos de PVC que encontra jogado nas obras,ele cria mesas. Dos restos da indústria do surf (por sinal,super tóxico)ele transforma em móveis.O mesmo faz com as pranchas de skate. As rodinhas viram enfeites e apoiadores. Dos ferro-velhos, ele tira as grades antigas de janelas e com sua criatividade dá nova vida ao que antes estava morto e esquecido. Além de muito talento o cara tem CONSCIÊNCIA E AMOR PELA NATUREZA. E o que chama mais atenção nos seus trabalhos é que ele usa todo tipo de materiais, passeando por todas as formas e fontes, embora ele não esconda o apreço pela madeira, que tanto influenciou a história de seu pai e de Sergio Rodrigues. Além dos dois, Zanine se confessa influenciado por Carlos Motta e os irmãos Campana, "que deram uma linguagem nova ao design brasileiro".
Hoje em dia Zanini trabalha com a Doïz, marca própria idealizada por ele.
Em entrevista para o Estadão ele diz "Não tenho um processo de criação. Tenho insônia, e isso me ajuda – muitas das minhas noites são produtivas. Geralmente são pequenos estalos, cenas de cotidiano, exposições, filmes shows, a inspiração pode vir de qualquer lugar. Umas ficam marcadas e outras rabisco em pedaços de papel. E muitas vezes, depois de pronto, parto para a escolha do material. Mas isso não é uma regra. Invariavelmente, a escolha do material acaba me direcionando um pouco."
Prá conhecer mais http://www.doizdesign.com.br/ o site é irado, vale muito a pena conferir.
Ps: O título do post combina bem com ele né?!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário