segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Elementar

Virgem


Áries


Gêmeos


Touro



Câncer


Leão


Libra


Escorpião


Sagitário



Peixes


Aquário


Capricórnio


Muitas culturas em todo o mundo incluem os quatro elementos (terra, água, ar e fogo) nas suas tradições filosóficas, religiosas ou mitológicas. Uma concepção semelhante dos elementos é encontrada nas escrituras sagradas da Índia e também na fase filosófica da medicina indiana ayurvédica. A filosofia chinesa e a acupuntura estão baseadas no conceito dos elementos. A antiga filosofia grega também estava baseada na doutrina dos elementos, que eram relacionados com as quatro faculdades do homem: moral (fogo), estética e alma (água), intelectual (ar), e física (terra).
Por exemplo, os signos de ar (Gêmeos, Libra, Aquário) vivem no reino abstrato do pensamento, e para eles um pensamento é tão real quanto qualquer objeto material. Os signos de água (Câncer, Escorpião, Peixes) vivem em seus sentimentos e, mais do que qualquer outra coisa, o estado emocional deles é que determina o seu comportamento. Os signos de fogo (Áries, Leão, Sagitário) vivem num estado de atividade inspirada, altamente excitada, e a conservação desse estado de ser é decisiva para eles. Os signos de terra (Touro, Virgem, Capricórnio) estão assentados no mundo material. O mundo material e as suas preocupações com a sobrevivência e com a produção são considerados muito mais reais do que qualquer outro aspecto da vida.
A pessoa também pode procurar estabelecer, conscientemente, uma sintonia com a energia de seu signo solar por meio do cultivo do contato físico íntimo com esse elemento. De uma forma geral, os signos de terra recebem a sua energia da terra, por isso, precisam se aproximar da natureza e entrar em sintonia com a força de crescimento que existe nas árvores e nas plantas.
Os signos de ar precisam de ar limpo, leve, altamente elétrico, uma qualidade de atmosfera que jamais é encontrada nas grandes cidades. Os signos de água alcançam sua melhor forma, psíquica e emocionalmente, quando têm a oportunidade de mergulhar em água corrente regularmente, ou pelo menos de estar na presença dela. E os signos de fogo precisam estar ao ar livre, na luz solar, banhando-se no fogo radiante que vem do Sol, eles também precisam manter-se fisicamente ativos a fim de captar a sua energia ígnea.
Não acredito que os signos nos definem ou pior, nos reservam comportamentos pré-determinados, acredito sim que somos nós que traçamos nosso caminho e a maneira como seguimos esse caminho depende de nossos aprendizados, do meio em que vivemos, nossos pensamentos e emoções predominantes. Mas concordo que existe muita verdade na ciência astrológica e que os quatro elementos representantes dos signos representam nossa ligação com o mundo e com as pessoas.
Muito mais do que procurar no horóscopo uma "luz" para seguir o dia que se inicia, penso que nosso signo e o elemento a qual pertencemos fornece instrumentos para o conhecimento mais específico do sentido da nossa existência e uma ampliação na formação da consciência, longe de ser tratado como previsões de futuro e profecias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário